Quando você ouve falar de câmeras que permitem panorâmica, inclinação e zoom por controle remoto, pode pensar em vigilância por vídeo. No entanto, o uso de câmeras PTZ está se tornando comum na criação de conteúdo. Quando olhamos para a história, vemos que a tecnologia de panorâmica, inclinação e zoom completou o ciclo recentemente.
Hollywood já utiliza câmeras que podem ser controladas remotamente há algum tempo. Câmeras com funções de panorâmica, inclinação e zoom totalmente controladas por computador datam de meados dos anos 70. O uso dessas câmeras com controle de movimento realmente ganhou força após a estreia de “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” (1977). Essas sofisticadas câmeras de filme eram em grande parte feitas à mão e exigiam um alto nível de engenharia para operar.
Na década de 90, alguns empreendedores experientes adotaram a ideia do controle de movimento para dar mais funcionalidade às câmeras de segurança. A ideia de câmeras com movimento panorâmico e inclinado mecanicamente não era nova. Novos recursos de zoom e funções de controle remoto adicionaram uma dimensão maior. Isso se tornou importante considerando a baixa resolução da maioria das câmeras de segurança. Além disso, manter os custos baixos era fundamental.
No entanto, a cada poucos anos, à medida que a indústria da TV aumentava a qualidade e a resolução, o mesmo acontecia com as câmeras de segurança. De fato, muitas das mesmas empresas que fabricam câmeras de transmissão possuem uma divisão de segurança ou PTZ. À medida que a qualidade melhorava, os produtores de vídeo começaram a encarar a tecnologia PTZ de uma nova maneira. Como essas pequenas câmeras podem ser operadas remotamente e facilmente escondidas, elas encontraram seu lugar em estádios esportivos, templos religiosos e até mesmo em algumas produções de reality shows. Para a produção, a câmera PTZ era considerada mais uma ferramenta para capturar aquelas cenas únicas ou um ângulo secundário. Você não consideraria usar uma como fonte primária.
Em 2020, a pandemia de COVID-19 paralisou muitos setores. As ordens de confinamento e o distanciamento social exigiram que a indústria de produção de vídeo se tornasse criativa. Como sempre acontece em nosso setor, os profissionais criativos começaram a buscar novas ferramentas para voltar ao trabalho. A câmera PTZ ganha destaque. Um cinegrafista pode estar em uma sala separada ou até mesmo em um prédio diferente e ainda controlar o enquadramento. Em alguns casos, os controles remotos podem ser operados pela internet, o que significa que o cinegrafista pode estar em outro país.
Então, a PTZ veio para ficar na criação de vídeos profissionais? As pistas podem ser encontradas em alguns dos novos produtos. A Sony acaba de lançar a câmera PTZ full-frame FR7. Ela está sendo considerada a primeira câmera PTZ do mundo com lentes intercambiáveis. Ela ostenta o logotipo da Sony Alpha e ostenta todas as especificações, com resolução 4K e visual de cinema. A câmera pode ser operada por meio de um aplicativo e conectada à internet. Com um preço de pouco menos de US$ 10.000 (sem lente), ela não é para todos, mas para os padrões da indústria de transmissão, é uma solução acessível.
A Sony não está sozinha. Canon, JVC, Panasonic e diversas empresas menores lançaram novas câmeras PTZ de alta resolução voltadas para profissionais de vídeo. Talvez seja hora de pensar em uma nova ferramenta para o seu kit. No mínimo, é hora de pensar em aprender uma nova habilidade: operar uma câmera remotamente.
Via videomaker