A maior loja de Equipamentos de Vídeo Profissional, Broadcast e Digital Cinema do Brasil
atem-extreme

A Blackmagic Design anunciou o ATEM Mini Extreme, um modelo consideravelmente maior do seu switcher de produção ao vivo ATEM Mini. Este novo modelo é o switcher 1 M/E mais avançado da empresa, com 8 entradas, 4 Chaveadores Croma ATEM Avançados, um total de 6 DVEs independentes, 2 leitores de mídia, 2 chaveadores downstream, 16 modos de multivisualização, 2 conexões USB e múltiplas saídas HDMI auxiliares. Também há um novo modelo ATEM Mini Extreme ISO, que inclui todos esses poderosos recursos além de um potente mecanismo de gravação capaz de gravar todas as 8 entradas, assim como o programa, ou seja, um total de 9 fluxos de gravação. Os dois novos modelos incluem um mecanismo de streaming de qualidade profissional para transmissões ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, entre outros.

Os switchers ATEM Mini facilitam a criação de produções multicâmera profissionais para streaming ao vivo no YouTube e apresentações de negócios inovadoras usando Skype ou Zoom. Basta conectar o ATEM Mini e os clientes podem fazer cortes ao vivo entre até oito entradas de câmera de vídeo de alta qualidade para imagens consideravelmente superiores. Também é possível conectar um computador para slides de PowerPoint ou consoles de videogame. O DVE integrado também pode ser usado para efeitos imagem em imagem incríveis, perfeitos para comentários.

Também há muitos efeitos de vídeo. Todos os modelos ATEM Mini possuem uma conexão USB que funciona como uma webcam, portanto os clientes podem usar qualquer programa de streaming enquanto os modelos ATEM Mini Pro e ATEM Mini Extreme adicionam streaming ao vivo e gravação em unidades USB. Também há uma saída de vídeo HDMI para projetores. As entradas de microfone permitem a conexão de microfones de mesa e de lapela de alta qualidade para entrevistas e apresentações.

O design multifuncional compacto do ATEM Mini inclui um painel de controle, assim como as conexões. O painel frontal inclui botões fáceis de usar que permitem selecionar fontes, efeitos de vídeo e transições. Os botões para fontes são grandes, podendo ser identificados pelo toque, permitindo que o apresentador opere os cortes. Os clientes contam até com botões para mixagem de áudio! Nos modelos ATEM Mini Pro e Extreme, os clientes também obtêm botões para gravação e controle de streaming, além de botões de seleção que permitem alterar a saída de vídeo entre câmeras, programa e multivisualização. No painel traseiro, há conexões HDMI para câmeras ou computadores, entradas de microfone adicionais, USB para saída de webcam e saída auxiliar HDMI para o vídeo de programa.

Os modelos ATEM Mini Pro e ATEM Mini Extreme incluem um mecanismo de streaming baseado em hardware integrado para transmissões ao vivo através das suas conexões de ethernet. Isso significa que os clientes podem transmitir ao vivo para YouTube, Facebook e Twitch em qualidade superior, sem quadros descartados e com configurações mais simples. Basta selecionar o serviço de streaming e digitar a chave de streaming. Há paletas no ATEM Software Control para configuração do streaming. O status de streaming também é exibido na multivisualização. O status do streaming é fácil de entender, pois o indicador de taxa de dados mostra a velocidade de internet necessária para o formato de vídeo que os clientes estiverem utilizando. Caso os usuários sejam mais experientes tecnicamente, os clientes podem atualizar os perfis de streaming em um arquivo de configurações XML para carregar novos serviços.

Se os usuários estiverem realizando a produção ao vivo em locação, então os modelos ATEM Mini Pro e Extreme suportam a conexão de um telefone Apple ou Android na porta USB para utilizar dados móveis. Isso também funciona como um excelente backup para a conexão de Ethernet principal. Tethering com um telefone funciona com os celulares de alta velocidade 5G mais recentes e também aparelhos 4G mais comuns. O switcher ATEM detectará automaticamente quando um celular estiver conectado e irá alterar sua conexão de internet para utilizá-lo, sem a necessidade de trocar configurações. Quando conectado, o telefone será alimentado pela porta USB para que permaneça carregado através do switcher. Ao usar o tethering e dados móveis com o telefone, o ATEM Mini Pro e o ATEM Mini Extreme podem se tornar as soluções de produção móvel perfeitas.

Os modelos ATEM Mini Pro e Extreme também suportam gravação direta dos dados do streaming em unidades flash USB. Isso significa que os clientes obtêm gravações de duração muito longa nos mesmos arquivos de vídeo H.264 com o áudio AAC que transmitiram, assim podem fazer o upload diretamente para qualquer site de vídeo online, como YouTube ou Vimeo. Também há suporte para gravação em múltiplas unidades quando utilizado com um hub USB ou uma Blackmagic MultiDock, assim quando uma primeira unidade é preenchida, a gravação pode continuar em uma segunda unidade ininterruptamente. As configurações de gravação e a seleção de unidade são definidas no ATEM Software Control. E também é possível acompanhar o status da gravação no multivisualizador integrado.

Os modelos ATEM Mini Pro ISO e Extreme ISO permitem que os clientes editem seus eventos ao vivo porque são capazes de gravar vários fluxos de vídeo, incluindo alimentações limpas de todas as entradas e do programa, tudo ao mesmo tempo. As imagens utilizadas no pool de mídia também são salvas com os arquivos de vídeo. Os arquivos de vídeo incluem etiquetas de metadados, como código de tempo sincronizado e numeração de câmera. Os clientes podem reeditar seus programas com novos tratamentos de cores, efeitos e gráficos. Até as fontes de áudio são gravadas, portanto os clientes podem remixar o som profissionalmente.

Os modelos ISO também podem salvar um arquivo de projeto DaVinci Resolve, portanto, com um único clique, os clientes podem acessar suas produções ao vivo como se fossem um vídeo editado. Todos os cortes, dissoluções e gráficos do pool de mídia serão carregados. Isso significa que os clientes podem ajustar pontos de edição ou até mesmo substituir completamente os planos de imagem. O ficheiro sincronizado do DaVinci Resolve permite selecionar novos planos através de um multivisualizador, portanto é muito fácil de usar. Os clientes podem até revincular os arquivos de câmera Blackmagic RAW para adicionar correção de cor profissional e finalizar em Ultra HD.

Com duas entradas de áudio estéreo de 3,5 mm independentes, os clientes podem conectar microfones de mesa e de lapela. Com duas entradas de áudio estéreo adicionais, tanto o apresentador quanto o convidado podem utilizar microfones de lapela nas entrevistas. Além disso, todos os modelos incluem um mixer de áudio Fairlight completo com todas as entradas de áudio HDMI e ambas as entradas de microfone, todas conectadas ao mixer de áudio separadamente para que os clientes possam fazer a mixagem de todas as fontes de áudio ao vivo. O ATEM Mini Extreme também adiciona uma entrada de fone de ouvido.

Cada uma das quatro entradas HDMI inclui seu próprio conversor de padrões dedicado. Isso significa que o ATEM Mini converterá fontes 1080p, 1080i e 720p para o padrão de vídeo do switcher automaticamente. As saídas HDMI são verdadeiras saídas auxiliares para que os clientes possam alternar alimentações limpas de cada entrada HDMI para a saída. Além disso, os modelos ATEM Mini Extreme oferecem suporte para dois loops diretos de baixa latência. No modelo ATEM Mini Pro mais poderoso e nos modelos ATEM Mini Extreme, a saída HDMI pode ser selecionada para exibir um multivisualizador completo.

O aplicativo ATEM Software Control revela todo o potencial do ATEM Mini, oferecendo controle sobre todos os recursos do switcher. O ATEM Software Control Panel possui uma interface composta por um switcher visual, com paletas de parâmetros para fazer ajustes rápidos. Embora geralmente seja possível se conectar via USB, a conexão via Ethernet permite que vários usuários se conectem ao ATEM Mini usando cópias separadas do ATEM Software Control em computadores diferentes. Os clientes podem até salvar o estado do switcher como um arquivo XML. Caso precisem reproduzir clipes, é possível até controlar gravadores de disco HyperDeck via Ethernet.

O pool de mídia integrado permite o carregamento de até 20 arquivos gráficos de qualidade RGBA para titulação, fundos de abertura e logotipos. Os clientes também podem usar quadros estáticos para efeitos complexos, como wipes gráficas. Os gráficos podem ser carregados pelo ATEM Software Control ou baixados diretamente do Photoshop usando o plug-in ATEM Photoshop.

Os modelos ATEM Mini Extreme incluem 4 chaveadores croma upstream possibilitando aos clientes construir cenários virtuais incríveis. Com quatro chaveadores croma independentes, os clientes obtêm um chaveador por câmera e podem criar um set virtual para até quatro câmeras. Com o ATEM Mini Extreme os clientes contam com oito entradas, quatro para utilizar com as câmeras e outras quatro que podem ser conectadas a um computador com o cenário virtual e os planos de fundo renderizados. Alternativamente, os clientes não precisam deslocar suas câmeras e podem criar sets virtuais com a câmera fixa ao carregar planos de fundo com imagens pré-renderizadas dos leitores de mídia e do pool de mídias. Os clientes podem definir macros para alterar câmeras e carregar o plano de fundo correto nos leitores de mídia. E até mesmo utilizarem uma DeckLink Quad HDMI e aplicativos para cenários virtuais ao vivo.

Além de dois DVEs independentes nos modelos ATEM Mini Extreme, também há um poderoso processador SuperSource multicamada com quatro camadas DVE adicionais e uma camada de segundo plano, todas aparecem como uma fonte de entrada adicional no ATEM Mini Extreme. Qualquer entrada de vídeo do ATEM Mini Extreme pode ser utilizada para cada DVE SuperSource, depois tudo é reunido em camadas por cima de um segundo plano personalizado do pool de mídia. O SuperSource também é ideal para fazer exibições imagem em imagem simultâneas de vários entrevistados porque os clientes podem configurar o efeito antes de levá-lo ao ar, à medida que mantêm os dois DVEs principais livres para outras tarefas. Ter um SuperSource é como possuir um switcher VFX multicamada adicional integrado!

Ao realizar produções ao vivo maiores com várias câmeras, é muito útil visualizar todas as fontes de vídeo ao mesmo tempo em um único monitor. Os modelos ATEM Mini Pro e ATEM Mini Extreme incluem multivisualização profissional que possibilita acompanhar todas as entradas de vídeo, além do programa e da pré-visualização em um único monitor ou televisor HDMI. Todas as visualizações de câmera incluem indicadores de sinalização para que os clientes saibam quando cada fonte estiver no ar. Cada exibição também conta com rótulos personalizados e medidores de áudio. Além disso, os modelos ATEM Mini Extreme permitem aos clientes selecionar até 16 visualizações personalizadas. A multivisualização ainda inclui informações de status da gravação, streaming e do mixer de áudio Fairlight.

O ATEM Streaming Bridge é um conversor de vídeo que permite aos clientes receber um fluxo H.264 de qualquer ATEM Mini Pro ou ATEM Mini Extreme e reconverter para vídeo SDI e HDMI. Isso significa que os clientes podem enviar vídeos para locações remotas no mundo todo pela sua rede Ethernet local ou via internet internacionalmente. Isso é possível porque ele utiliza codecs H.264 avançados para qualidade superior a taxas de dados muito baixas. A configuração é fácil e o utilitário de software ATEM pode criar arquivos de configuração que os clientes podem enviar por email aos seus estúdios remotos.

“Esses dois novos modelos do ATEM Mini representam um aumento considerável dos recursos criativos e agora são nossos switchers 1 M/E mais potentes”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “Com nossos clientes ATEM Mini realmente quebrando as barreiras na produção ao vivo, sentimos que estão inovando de formas inéditas e interessantes e inventando novos fluxos de trabalho que nunca tínhamos visto antes. Acreditamos que era importante criar um novo modelo ATEM Mini que pudesse levar os recursos muito além do que está disponível hoje para que nossos clientes possam continuar a inovar esses novos fluxos de trabalho. Esses novos modelos são grandes, poderosos e continuam incrivelmente acessíveis.

Recursos do ATEM Mini Extreme e ATEM Mini Extreme ISO

Design miniaturizado baseado em painel de controle.
Suporta conexão com até oito câmeras ou computadores.
Suporta streaming por Ethernet ou tethering com telefones via USB.
Tethering com telefones 5G ou 4G para transmissões móveis remotas.
Grava em unidades flash USB em H.264.
Duas entradas de áudio estéreo para conexão de microfones de mesa e de lapela.
Conversão e ressincronização automática em todas as entradas HDMI.
Inclui ATEM Software Control gratuito para Mac e Windows.
Pool de mídia para 20 arquivos gráficos RGBA para titulação, fundos de abertura e logotipos.
Inclui quatro chaveadores croma ATEM avançados para trabalhos de tela verde/azul.
Dois DVEs independentes mais SuperSource com 4 DVEs adicionais.
16 modos de multivisualização para monitoramento de todas as câmeras, status de gravação e streaming.

Fonte: Panorama Audiovisual

Conheça mais  e faça um orçamento dos ATEM MINI EXTREME clicando aqui

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Tiago Martins

Tiago Martins

claudio-merlin

Cláudio

(19) 9 9746 7781

danielle-merlin

Danielle

(19) 9 9902 9363

francine-merlin

Francine

(19) 9 9746 5933

lais-merlin

Laís

(19) 9 9744 3733

paulo-merlin

Paulo

(19) 9 9746 3967

rafaela1

Rafaela

(19) 9 9860 0579

Atendimento personalizado

Devido às restrições da pandemia nossos consultores estão com atendimento on-line

Equipe Comercial
claudio-merlin

Cláudio

(19) 9 9746 7781
conslt-dani

Danielle

(19) 9 9902 9363

pp (2)

Francine

(19) 9 9746 5933

lais-merlin

Laís

(19) 9 9744 3733

paulo-merlin

Paulo

(19) 9 9746 3967

rafaela1

Rafaela

(19) 9 9860 0579

Equipe Locação
pp

Mayara

(19) 9 9770 7195

pp (1)
Rodrigo

(19) 9 9127 4847