A Sony anunciou o lançamento de sua nova câmera de cinema 4K Full Frame FX6, que combina a tecnologia de cinema e formato da Sony com tecnologias de imagem avançadas de seus sistemas de câmera mirrorless Alpha.
No centro da câmera está um sensor CMOS Exmor R 4K de 10,2 megapixels full-frame alimentado por um mecanismo de processamento de imagem Sony Bionz XR – provavelmente a mesma configuração usada na Sony a7S III. A Sony observa que o sensor oferece mais de 15 pontos de faixa dinâmica e tem um ISO máximo de 409.600 para gravação em luz ultrabaixa.
A FX6 captura imagens Full Frame 4:2:2 de 10 bits a 120 quadros por segundo (fps) em 4K e 240 fps em 1080. Se você usar a porta 12G-SDI a FX6 pode fornecer SDI Raw de 16 bits 4K/60p. A Sony também adicionou seu perfil de visual S-Cinetone, que é inspirado em sua colorimetria Venice e também encontrado na câmera de cinema FX9 da fabricante.
As imagens são armazenadas em um ou em ambos os slots de cartão CFexpress Tipo A da câmera, que também são compatíveis com os cartões SD UHS-II. É importante notar, porém, que qualquer gravação acima de 100 fps exigirá o uso de cartões CFExpress Tipo A mais rápidos, já que mesmo os cartões SD UHS-II não terão largura de banda para fazer o trabalho.
A FX6 usa o bocal E-mount da Sony para conectar lentes, tornando-o compatível com mais de 50 lentes nativas e inúmeras dezenas de lentes de terceiros. A FX6 possui o mesmo sistema Fast Hybrid AF de 627 pontos encontrado nas câmeras FX9 e Alpha Mirrorless da Sony, incluindo Detecção de Rosto avançada e Eye AF em tempo real. A FX6 também tem filtros ND variáveis eletrônicos internos, que podem ser ajustados manualmente em incrementos suaves de 1/4 a 1/128′.
A FX6 é construído com um chassi de liga de magnésio que mede 11,6 cm x 15,3 cm x 11,4 cm e pesa 890g. O visor LCD de 3,5” da câmera pode ser conectado a vários locais do corpo, graças ao seu design modular.
Outros recursos incluem Wi-Fi integrado, gravação de áudio de quatro canais e compatibilidade com o software Catalyst Browse/Prepare da Sony, bem como o aplicativo móvel Content Browser da Sony, que pode ser usado para monitorar vídeo e controlar o foco, íris e até mesmo zoom remotamente.
Fonte: dpreview.com