Após o lançamento da versão de firmware 2.00, a Netflix adicionou a Sony FX3 à lista de câmeras suportadas para captura 4K. O Guia de Produção de Câmera dedicado já está disponível para download na Central de Ajuda do Parceiro da plataforma de streaming.
Algumas semanas atrás, a Sony FX3 recebeu uma grande atualização de firmware (v2.00) que realmente a torna uma câmera digna de seu título “Cinema Line”. A atualização adiciona um conjunto de recursos projetados especificamente para cineastas. Isso inclui suporte a fluxos de trabalho Cine EI, LUTs personalizados e sincronização de timecode.
Logo após este lançamento, a FX3 apareceu na lista de câmeras suportadas pela Netflix para capturar conteúdo 4K original. Então, vamos dar uma olhada nas configurações que eles recomendam em seu Guia de Produção de Câmera dedicado.
Sony FX3 se junta à lista de câmeras aprovadas pela Netflix
Recentemente, a plataforma de streaming lançou um vídeo interessante mostrando o processo de pensamento por trás do procedimento de aprovação da câmera. Você pode conferir aqui. Sem surpresa, a certificação da Netflix não está apenas relacionada à resolução e qualidade da imagem, mas também leva em consideração o quão bem a câmera se integra a fluxos de trabalho de ponta.

Guia de produção com Sony FX3 Camera . Source: Sony
A Netflix construiu seu guia de produção de câmeras Sony FX3 em torno do firmware 2.00. O documento contém principalmente diretrizes e práticas recomendadas para gravação interna em 4K UHD (3840×2160) usando o codec intraquadro XAVC S-I de 10 bits 4:2:2. As taxas de quadros aceitas incluem 23,98, 29,97, 59,94 e até 119,98 fps. Além disso, como a câmera pode emitir um sinal RAW 4K de 16 bits (4264×2408) via HDMI para um gravador Atomos Ninja V/V+ compatível, o Guia de produção da câmera também contempla esse formato.

Guia de produção com Sony FX3 Camera . Source: Sony
Ao gravar internamente, os usuários devem selecionar o modo Cine EI nas novas configurações de Gravação de log. Além disso, a curva gama recomendada é S-Log3 (que agora é a única curva de log disponível no FX3 após a remoção de S-Log2), emparelhada com os espaços de cores S-Gamut3 ou S-Gamut3.Cine.

Sony FX3
Finalmente, uma vez que os usuários agora podem bloquear a FX3 em fontes externas de timecode, o Guia de Produção da Câmera lembra que o Sony VMC-BNCM1 opcional é necessário para realizar esta operação.
Como sempre, lembre-se de que seguir as diretrizes da Netflix é obrigatório apenas ao gravar conteúdo original para a gigante do streaming, pois essas sugestões podem não representar as configurações ideais para seu projeto ou fluxo de trabalho específico. No entanto, eles geralmente são um bom ponto de partida se você estiver tentando obter qualidade de imagem premium.